terça-feira, 28 de abril de 2020

Cuidar sem discriminar

MISANTROPIA NÃO ! BOM DIA E BOA NOITE NÃO TRANSMITEM COVID 

Joao Joaquim
De há muito que se tem debatido contra a discriminação das pessoas. Há muito que foram estabelecidos os direitos humanos. Basta ler a Declaração Universal dos Direitos Humanos , estatuída em 10 de dezembro de 1948, pela Organização das Nações Unidas- ONU.
Não foram só esses direitos, mas inúmeros outros adendos a esses direitos básicos. Falando de Brasil , quantos outros direitos não vêm sendo postos a favor de cada pessoa. Código de Defensa do Consumidor, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e Adolescente-ECA, criminalização do racismo e dos vários preconceitos. Como exemplos, as fobias ao negro, ao obeso, ao homoafetivo, entre outras rejeições.
Pois então, estamos todos assolados pelo medo de um vírus, causador da terrível, mórbida e letal doença Covid 19. Dezenove porque ele começou em novembro de 2019, lá em Wuhan, na China.  Já virou 20, e esperamos que não chegue a 21.
Como amplamente divulgado pelas mídias leigas e especializadas, a moléstia ainda não tem cura. O que se preconiza, são os expedientes de etiqueta de Higiene. Lembrando que a palavra etiqueta seria uma ética em pequenas dimensões. E de fato, faz todo sentido porque não quero para outrem o que não quero para mim. Emporcalhar, contaminar, infectar, infestar qualquer ambiente, utensílio mobiliário, ambiente público, banheiros coletivos, veículos, espaços públicos, objetos que os outros compartilhas enfim, colocam essas pessoas em risco de adoecer. E o próprio planeta!  Ética é isso, não querer ao outro o que não quero para mim.
O melhor principio ético vem do Pensador alemão  Immanuel Kant((1720-1804), no seu imperativo categórico. Disse ele, “Aja de tal maneira que sua ação seja de aceitação universal “ . Portanto, Ética é sempre buscar o bem estar, a felicidade, a vida e saúde ao outro. Se nesse contexto, eu estiver também beneficiado, tanto melhor.
Tornando ao tema do coronavírus. Até então nenhum tratamento clinico eficaz na sua eliminação, na sua cura. Consensualmente, o que se tem como freio e não disseminação da doença é o isolamento social, é o confinamento, o distanciamento das pessoas. Porque o tão agressivo e virulento agente infeccioso se propaga através de gotículas de saliva, escarro e outras secreções corporais ; do doente ou portador para a pessoa sadia- Então os cuidados são com as mãos , bocas e olhos- Boca na boca, mão no nariz ou boca etc, . Então se receita sempre: lave mãos, boca e nariz, cuidado com os objetos contaminados.
Frente então ao pavor e medo do tal vírus, as pessoas agora mudaram de comportamento, de expediente, de convívio, de não cumprimento, de fobia social.
Estamos como que todos acometidos da chamada misantropia, ou seja, uma fobia do outro. Nesse sentido, quero dar a minha contribuição, meu pitaco sobre tão sensível questão. Evidente que essa misantropia, misoginia, ou outra fobia do outro, não pode ser extremada. Por exemplo, um bom dia, uma boa noite, um como vai ??  etc, não pega vírus . Porque tem gente com extremismos, com radicalidade nos contatos humanos. De uma misantropia sanitária relativa , estamos partindo para uma discriminação social e mesmo um grau de preconceito que foge às raias do razoável e do  bom senso. Então, fica assim recomendado: bons dias e boas noites, expressos à distância não pegam vírus . Não traz e não leva vírus para o outro. Mais que isto mostra que somos humanos , generosos , solidários, altruístas e uns pelos outros.

Nenhum comentário:

Assassínios de Reputações

Quando se fala em assassinato, tem-se logo o conceito desse delituoso feito. Ato de matar, de eliminar o outro, também chamado de crime cont...