sábado, 30 de maio de 2020

Uma bela Construção

A Construção do In-divíduo

 Muito se busca de como se deram a formação das coisas dos seres, do homem, dos componentes dos universos(ou dos  multiversos, porque não parece haver “ um só universo”). Como se deu o surgimento do cosmo. Há  que indagar, perguntar de como surgiu Deus? Se ele é infinito, não dá para imaginar que teve um começo. E faz sentido considerando que não terá fim(infinito, sem inicio e sem fim).
Nesse sentido se seguirmos a teoria criacionista, existia o caos(teoria alegórica ) e Deus pairava sobre , em meio a esse caos. Até que percebeu ser bom separar dia e noite, água e ar, terra e mar. A teoria cientifica do big bang. Como se deu? haveria como que um monte de coisas, não se sabe bem de que natureza. E então houve uma big explosão e tudo foi para os ares e se organizou. Astros, estrelas, planetas, cometas, buracos negros, forças gravitacionais. Tudo isso teria ocorrido segundo estruturas da Física Newtoniana e Quântica há cerca de 14 bilhões de anos.
Estas notas introdutórias foram no sentido de abrir um pórtico, uma vazão ao presente tema, também de como se deu outra formação ou construção, a do homem. A partir então da concepção, como se dá a construção do indivíduo? pode-se ter essa avaliação até aquém porque as Ciências, a Medicina e a obstetrícia nos provam que o nascituro, mesmo na vida intrauterina já faz conexões com a mãe, com o meio ambiente. Para simplificar nossa exposição vamos considerar a formação do indivíduo a partir do nascimento. Para tanto eu vou buscar a influência e auxilio de alguns filósofos.
Primeiro os empiristas como John Locke e David Hume. Segundo Locke, todos nascemos absolutamente desinformados, analfabetos e sem nenhum registro sensorial. Teoria da tábula rasa (ou lousa em branco). A partir desta folha de papel alva e límpida é que a criança vai criando a sua memória, os seus registros internos através de suas percepções sensoriais. Para dar mais consistência à teoria da tábula rasa, tomemos um exemplo, defendido até pela Pediatria Cientifica no seu capítulo da puericultura que busca o mais saudável desenvolvimento físico e mental da criança até a puberdade;  como exemplo prático inicia-se pela percepção sensível ou gustativo do paladar. Uma criança não deveria nunca, mas nunca mesmo receber açúcares, sal e sabores artificiais até os 5 anos de idade. Porque se assim o fizer essa criança desenvolverá uma dependência aos sabores artificiais(doce ,do chocolate, salgado) ; ela vai identificar esses sabores como os melhores e verdadeiros, e não são , como demonstrado pelas Ciências Médicas na formação da criança.
Vou buscar o auxílio de outro filósofo, J.J Rousseau , com a sua teoria de Bom Selvagem . “ Todo homem nasce bom , a sociedade é que o corrompe”. Vamos dissecar e analisar esta tese original - toda pessoa nas suas necessidades, nas suas ambições ou inclinações internas e inatas não precisa de tantas coisas, objetos, recursos, tecnologia e matéria para ser feliz, boa ou honesta.
No mundo tecnológico, competitivo, materialista e consumista da era digital, o que torna as pessoas infelizes, nevrálgicas, melancólicas, ansiosas e depressivas? O apelo desmedido e coercitivo ao consumo e posse de tudo quanto é fútil, efêmero e frívolo. Fruto de que? De que mesmo conforme teoria do bom selvagem? Da família consumista e materialista como a primeira sociedade-escola, do meio de convivência social, das novas diretrizes pedagógicas, da TV, da Internet, das Redes Sociais.
E isto não tem retorno. Eterno retorno, como já dizia o filósofo Friedrich Nietzsche.

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