quarta-feira, 24 de junho de 2020

Evidências

 A MEDICINA NÃO É PARA AMADORES


Joao Joaquim

Pode ser cansativo , mas volto ao ponto da covid 19. Já estou enojado de falar . Falar o que ? Que as medidas mais eficazes contra o funesto e fúnebre novo coronavírus seja água, fogo, sabão, álcool gel, hipoclorito de sódio ou água sanitária, isolamento social, máscaras no rosto, óculos quaisquer, educação  e discernimento ? Todos já sabem mas muita gente continua contaminando. Informação ?
Definitivamente está demonstrado o quanto existe de relação linear, proporcional ou direta entre escolaridade, instrução, cultura e contágio por doenças infecciosas, como é o caso dessa coroca, chamada coronavirose.
Basta tomar o caso brasileiro e ter em conta quais são os estados mais afetados até agora pela covid 19. Alguns do nordeste como Ceará e Maranhão e do norte Amazonas e Pará.
Para tanto é só fazer uma correlação com o grau de desenvolvimento desses estados. No mesmo pacote a qualidade da Educação nessas regiões, o quanto existe de saneamento básico, o número de casas com água potável e encanada, com esgoto sanitário, destino correto do lixo produzido em cada domicílio, os indicadores de saúde como mortalidade infantil, a assistência materna e às crianças, etc.
Enfrentar uma pandemia como a de agora nos revela outras características da personalidade e do comportamento humano. Tal análise é geral, mas o Brasil é um bom exemplo nessa caraterologia das pessoas( estudo do caráter ). São os chamados atributos das pessoas nas relações sociais, com a natureza e com as coisas.
Inicialmente o atributo resiliência. Por definição resiliência é aquela condição de um corpo deformado e uma vez cessada a força dessa deformação, ele voltar ao estado anterior( ou basal). Nesses termos, ela torna-se uma característica marcante dos indivíduos. No enfrentamento de uma doença contagiosa, as pessoas mostram muito a sua resiliência; e  significa o que ? Enquanto as pessoas estiverem movidas pelos apelos sociais e pelo medo elas vão adotar atitudes e práticas que deveriam ser a vida inteira. Como exemplos:  lavar as mãos com água e sabão com frequência, colocar máscaras em aglomerações e ambientes poluídos, lavar e cozinhar bem os alimentos, ter etiqueta ao usar um sanitário, ao tossir, ao espirrar, etc.
A grande maioria das pessoas, passada a crise e a pandemia volta aos hábitos antigos, esquece tudo, resiliência. O que é ?  Comparável ao elástico que esticado, uma vez  solto ele encolhe de novo.
Negacionismo é outro atributo frente a muitas doenças e as discussões que se estabelecem entre os segmentos científicos e leigos da sociedade. Tomando o exemplo das covid 19. Quantas não são as pessoas que negam e desdenham das recomendações das Ciências, das autoridades e órgãos sanitários?
Teimosia é outro comportamento muito comum nas pessoas frente aos decretos e recomendações dos governos e autoridades sanitárias. É muito semelhante à resiliência. No caso da covid 19, quantas pessoas não usam máscaras?  outras que usam incorretamente?  sabendo como deveriam usar, e tantas outras que descumprem os decretos, as leis, as portarias, no sentido de evitar a contaminação e disseminação das doenças?
Por fim, existe a chamada sugestionabilidade ou aptidão em acreditar em charlatanismo e curandeirismo.
O exemplo da cloroquina para tratar a covid 19 é um bom exemplo. E nesse atributo de crença nas coisas não há nível sociocultural ou civilizatório. Até ministros, astronautas e presidente do Brasil acreditam nesses rosários de besteiras, de abobrinhas e platitudes, ditas por quem não tem nenhuma formação médica.  Gente de todo o Brasil, pessoas menos informadas, parem de acreditar em disco voador e remédios não comprovados para coronavírus! Parem !

Nenhum comentário:

Assassínios (as) de Reputações

Quando se fala em assassinato, tem-se logo o conceito desse delituoso feito. Ato de matar, de eliminar o outro, também chamado de crime cont...