sexta-feira, 31 de julho de 2020

Vagas e nauseas...

DOS VAGABUNDOS E NAUSEABUNDOS 

Joao Joaquim

A política também é cultura. Um bom exemplo tem sido até a criação ou ressuscitação de muitos vocábulos, antes desconhecido. Vejam como exemplos as palavras fake News( anglicanismo) e pós verdade(factoides, verdades distorcidas, exageradas). Pode também trazer à baila termos, verbetes muito empregados pela plebe, pelo vulgo.
Foi o que vastamente noticiou a imprensa doméstica e estrangeira sobre um auxiliar do governo em ter se referido aos ministros do Supremo Tribunal Federal(STF) como vagabundos e como tais que eles deveriam ser presos, como outros vagabundos.
Portanto , eis aqui a palavra, vagabundo. Ela pode ser empregada como adjetivo ou substantivo, com o significado de andarilho, errante, ocioso, desocupado, indivíduo  reles, sem-valor.
Da origem do termo . Ela vem do Latim VAGABUNDUS, “pessoa que anda sem destino”, de VAGARE, “errar, andar ao léu”, mais o sufixo -BUNDUS, “propenso a, cheio de”.
Prestemos atenção a esta outra palavra, abundância . Abundância vem do Latim abundare, “recobrir, tapar, inundar”, de ab-“para fora”, mais undare, “erguer-se como uma onda”, de unda, “onda”. Abundar, então seria exagerar, sobejar, transbordar, sair do normal. Origens distintas ,portanto.
Muitas são as palavras, que tiveram origem em línguas ou dialetos africanos. É o caso do Idioma Quimbundo, por exemplo, de onde vem bunda, mbunda , bunda, nádegas, glúteos.
 Quando se ouve e expressa a palavra vagabundo, fica a impressão de ser ou tratar-se de um sujeito ( homem ou mulher) de vida vazia, nada produtivo, ocioso, desocupado, a vagar pela vida sem um objetivo, sem o que fazer. Mas, nem sempre o termo é usado, estritamente neste sentido, vejamos o que diz essa música, letra.
"MEU CORAÇÃO não se cansa / De ter esperança / De um dia ser tudo o que quer / Meu coração de criança / Não é só a lembrança / De um vulto feliz de mulher / Que passou por meu sonho sem dizer adeus / E fez dos olhos meus um chorar mais sem fim / Meu coração vagabundo / Quer guardar o mundo em mim."
Essa primorosa letra é da canção "Coração Vagabundo", que está no primeiro LP de Caetano Veloso.
Portanto, é bom que fiquemos bem atentos ao intento de quem chama o outro de vagabundo, porque nem sempre é o que parece a palavra. Muitas vezes, o interlocutor, quer imprimir ao termo um sentido bem diverso daquele que está expresso nos dicionários, como o revela esta linda letra e canção de nosso poeta e cantor Caetano Veloso.
E olha o que disse em um certo artigo o professor Pasquale Cipro Neto, na Folha São Paulo – sobre o sentido de vagabundo – “ Mas o vocábulo que melhor define a condição do brasileiro médio talvez seja "sitibundo", palavra de origem latina, que significa "cheio de sede", "sequioso", "sedento". O brasileiro médio é um sitibundo, não propriamente de água (embora a realidade de alguns seja exatamente essa), mas de algumas coisas que ainda lhe são inacessíveis.
Sitibundo de outra realidade, lá vou eu, furibundo com o nauseabundo e moribundo cotidiano desta triste e pobre nação. É isso”.
O certo e verídico é que nosso querido país se estava adormecido, tem sido acordado com tantas esquisitices, na Política, na Cultura, na Educação, nas relações dos poderes, no combate a epidemias, endemias, pandemias, que ao cabo e ao termo dos dias, está ficando é furibundo, atarantado e nos deixando a todos meditabundo e nauseabundo, de tantas maluquices, causadas pelos homens públicos. Homens que nem sempre trazem a exata noção da Coisa Pública( res publica), daí República.

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...