quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Nada Feito

 

NINGUÉM ESTÁ PRONTO AO SAIR DA FACULDADE

João Joaquim  

Qualquer que seja a atividade humana, o labor profissional do indivíduo, ele precisa de ter em mente que a vida é dinâmica , por isso que ela é vida, transformação, evolução. A pessoa, não importa que ramo de atividade desenvolva, ela carece de uma permanente revisão profissional, de conhecimentos, de uma perene renovação no que o mundo renova em  ciências, tecnologia e outros progressos. Vamos como modelo imaginar o sujeito que trabalha numa olaria. O bom oleiro, seria coerente e técnico que ele buscasse reciclar em sua arte de fazer objetos a partir do barro, da argila, da areia, etc.

Imagine como outro  modelo um médico que chega ao fim de sua graduação, faz uma residência e vai trabalhar, porque é isso que ele prefere a ser um catedrático, um pesquisador. Na sua faina e lida diária, ao iniciar suas atividades de diagnosticar, de prescrever remédios de toda ordem, de tratar doenças. De inicio então, esse profissional da saúde, estará com tudo chegadinho de fresco, novo e atualizado na cabeça. Ela acabou de ser assistido pelos mestres, por um staff de boa especialização médica. 

Passado um quinquênio, uma década de formado, se esse profissional não teve interesse em se renovar, em se atualizar, se  modernizar com os novos avanços das Ciências Médicas, ele começa a ficar mal informado com o que tem de mais ético, mais técnico e cientifico. E assim, se permanecer na estagnação total, não demorará se tornará retrógrado, atrasado, sucateado em termos de conhecimentos. Em Ciências, em Medicina, muitas verdades de hoje são balelas, charlatanismo e enganação  amanhã. Por isso que muitos(em se falando de médicos mesmo) acreditam em cloroquina, azitromicina, ivermectina  e vitamina D para cura da covid 19.

Muitos são os profissionais que se formam e acham que estão preparados para toda a carreira, a vida profissional. Quanto engano! Hoje, mais do que há 50 anos atrás, cada profissão exercida precisa de atualização, porque os avanços, as técnicas, as descobertas e invenções ocorrem de forma célere. Tome-se como modelo o mundo da informática, das tecnologias da informação (TI). Não demora um ano para um objeto de mídia, ser preterido àquele de mais recursos, de mais aplicativos, mais cores, mais velocidade na transmissão de dados. E assim, com muitos outros recursos técnicos nas mais diversas áreas das atividades acadêmicas, das profissões, dos ofícios de quem quer que seja.

Essa pandemia do coronavírus, mostrou mais essa face triste, melancólica e vira-lata de nossa sociedade, de nossas sociedades médicas, daqueles profissionais de saúde retrógrados que não re-estudam, que pensam como nos tempos do pré iluminismo. Não importa quem: médicos, bioquímicos, farmacêuticos, biólogos, políticos. Se bem que político até analfabeto pode ser. Temos, é justo e dignificante que se diga, levas de bons, ótimos, de excelentes profissionais, de cientistas que diuturnamente se dedicam aos seus misteres de trabalho, de investimento em mais conhecimento, em pesquisas. Esses merecem um panteão pelo que fazem. E nos dão orgulho. Já existem outros, dentre os quais, gestores disso, daquilo, da saúde, que nos envergonham pelo que fazem.

Nenhum comentário:

Assassínios de Reputações

Quando se fala em assassinato, tem-se logo o conceito desse delituoso feito. Ato de matar, de eliminar o outro, também chamado de crime cont...