terça-feira, 29 de junho de 2021

A CULPA É DE...

 

AS Tis SÃO INOCENTES

João Joaquim  BG

 

   Quando se fala em emprego perverso das tecnologias devemos fazer duas considerações. A primeira refere-se à neutralidade, à inocuidade da tecnologia. Nenhuma foice, nenhum machado ou faca de cozinha foram concebidos e fabricados para o mal. O avião, as armas de fogo não foram imaginados para a guerra. A segurança e utilidade das tecnologias dizem respeito à intenção de quem as emprega, se para o bem se para o mal. Com esta análise judiciosa e justa devemos absolver, considerar inocente e benfazeja toda forma de tecnologia.

   Em se tratando de invenções nada se compara, hoje em dia, às tecnologias da Informação. Como já apreciado, elas foram criadas para promover o bem-estar das pessoas, dos povos, das nações e dinamizar o progresso das sociedades. Basta imaginarmos o mundo por uma semana sem o rádio, sem a televisão, sem os telefones, sem a Internet. Um efeito benéfico desses dias off é que as pessoas teriam que observar mais umas às outras e se falar mais face a face. Grande parte da humanidade iria sair de seu casulo, de suas conchas e alcovas para o encontro de forma física.

   Uma prova de que todo acontecimento negativo pode trazer algum ensinamento, alguma experiência positiva e construtiva. Eu integro muito o grupo das pessoas que criticam asperamente o uso da Internet, das mídias sociais e Redes Sociais para o mal, para a banalidade, para o fútil e inútil. E de fato a expressão desse grupo de gente é significativo em participação com suas comunicações, postagens, comentários que nenhum valor ético, moral, crítico ou cultural acrescenta aos dois lados, de quem emite e de quem participa dessas futilidades. Como já asseverou o grande escritor italiano Umbeco Eco, a Internet e Redes Sociais vieram a dar voz, vez e direito a uma legião de idiotas. Todos falam o que quer. Nesse quesito viva a Internet. Democracia pura. Como já analisado, a Internet e Redes Sociais são inócuas, neutras e inocentes. Idiotas e imbecis são aqueles usuários que se valem delas para expressar futilidades, fofocas e suas mediocridades.

   Por último quero trazer o meu grande louvor e tributo à Internet, à telefonia celular e às Redes sociais. Refere-se à exposição a que se submete os seus tão dependentes usuários e usuárias. Ingênuas e infelizes são aquelas pessoas que acham que tudo pode consultar, que tudo pode postar de forma anônima, de forma apócrifa, sem deixar pistas, rastros e pegadas de sua consulta, de seus acessos em blogs, em sites, em páginas, em páginas pessoais de terceiros.

   Neste contexto e com essas características, com essa infindável capacidade de tudo salvar, de tudo gravar e auditar, registros de IP, de GPS e celular, temos que render louvores e honrarias às tecnologias da informação. Santas, eficazes e infalíveis tecnologias da Informação. Amém. Elas são definitivas, para o mal de quem as emprega para o mal e para o bem e construção e testemunhas de quem as emprega para o bem. Amem de novo.

Nenhum comentário:

Assassínios (as) de Reputações

Quando se fala em assassinato, tem-se logo o conceito desse delituoso feito. Ato de matar, de eliminar o outro, também chamado de crime cont...