terça-feira, 29 de junho de 2021

OBRA HUMANA

 

A OBRA ARTÍSTICA DA GESTAÇÃO E FORMAÇÃO DE UMA PESSOA

João Joaquim  

 

   Nenhuma obra, nenhuma arte, nenhum engenho são mais nobres e dignificantes do que a construção de uma pessoa. Em outras palavras e definição, a geração, a criação e formação de uma pessoa é a maior das criações a que um homem e mulher podem se dedicar. Algumas ideias e definições vão melhorar essa missão da criação, sob a inspiração e responsabilidade do homem e da mulher. Bem compreendido que se trata de um empreendimento solidário, entre o homem e a mulher.

   Para a nobreza e magnitude dessa tarefa partimos dos seguintes conceitos: gestação do ser humano, nascimento, crescimento, criação biológica. Estas etapas da construção humana são idênticas, semelhantes à criação de outros animais irracionais. A diferença maior se dá na chamada dignidade da pessoa humana, onde se destacam a higiene, os cuidados sanitários, os itens de assistência nutricional, acompanhamento médico, proteção, segurança e moradia digna.

   O grande diferencial dessa nobre criação, nessa dignificante e complexa obra de arte, de incumbência do casal, homem e mulher, está na formação integral deste filho, que deixou de ser um infante, uma criança de tenra idade, que passou pelo desmame, e vai-se fazer e ser feito (responsabilidade ainda dos pais) como gente, como um ser racional, superior, dotado de uma inteligência sui generis, só auferida por humanos.

A magnífica e quase divina obra de arte da criação humana pode ser equiparada a de outro artista. Que seja um Oleiro, um poteiro, um marcheteiro ou um artista mais genial e criativo como o foram um Michel Ângelo, um Leonardo Da Vinci ou Vila Lobos. Basta lembrar que esses gênios da humanidade, a partir da matéria bruta, primária, disforme, construíram obras como modelos da mais alta perfeição, harmonia e beleza. Do barro, da argila, de óleo, de telas rudimentares, de tintas; solitários em suas oficinas, em um ateliê chegaram a feitos artísticos que a todos extasiam e causam profunda admiração e pasmo.

   De igual forma, de igual cuidado, zelo, pertinácia e responsabilidade deve ser a arte da formação e educação de um filho, a partir do processo de criação biológica desse filho. Basta ter em conta, com a necessária lucidez e conhecimento que toda criança nasce sem nenhuma informação sensorial. Ela vem ao mundo após a concepção na condição de uma cria, um filhote, analfabeta absoluta, seja para ética, para honestidade, para qualquer conhecimento. A família, os pais, o meio ambiente, o seu entorno é que iniciarão a sua informação, educação e formação, dos atributos mais básicos até a sua maturidade nos quesitos éticos, sociais, de relações humanas civilizadas, no comportamento, na sua educação e qualificação profissional.

   Os principais artistas e criadores dessa obra de arte só devem se considerar realizados nessa engenhosa criação quando este filho, essa filha, esse sujeito se constituírem em alguém independente, participante e produtivo de seu meio social e realizado como pessoa, como um ser construtivo e feliz em todas as esferas da vida. Ou não? Deixo com o leitor. Basta refletir sobre o papel de cada um no mundo.

Nenhum comentário:

Assassínios de Reputações

Quando se fala em assassinato, tem-se logo o conceito desse delituoso feito. Ato de matar, de eliminar o outro, também chamado de crime cont...