Vida Boa
Muito instigante e chamativo de nossa atenção vêm sendo as disposições de grandes rebanhos de gente, no que cabe a elas em obter a chamada vida boa. Vamos aqui dar algumas noções do que seja Vida Boa. Nada mais é que o expediente adotado por uma pessoa em exercer os seus qualificativos de um animal dotado de inteligência, de habilidades superiores a todos os outros animais do Planeta, em fruir os prazeres da vida, de forma racional, respeitosa com os outros animais e com a própria Terra. Ou o contrário?
Será que Vida Boa, seja a pessoa se chafurdar e atolar em apetitosos pratos, pizzas, massas, rodízios, restaurante popular de paga tanto e coma até se empanturrar e repimpar de vaca, galinha, massas, mandioca, assados, churrascos; tudo regado a cerveja ou Coca-Cola? E ainda após, repimpar de comida se locupletar com manjares, doces? Será? Pois há esses tipos caracterológicos! Quer mais? Alguns ainda se gabam porque deu prejuízo ao restaurante. Paguei tanto e comi tanto e tanto! Estou até mole. É mole ou precisa mais indícios de nossa debilidade civilizacional e mental?
Vamos aqui fazer algumas considerações referentes ao homem como um animal dotado de consciência, de lucidez, de habilidades, de organização, de disciplina e aptidão pensante e criadora. Para melhor compreensão basta considerar como vivem os outros animais tipificados como irracionais, porque não possuem raciocínio lógico ou abstrato. Não têm a exata compreensão do mundo ao seu redor. Eles possuem instintos de sobrevivência e perpetuação da espécie. Nada além dessas habilidades. Tanto que nascem, alimentam, engordam, procriam, predam outras espécies e defendem as crias e seu domínio territorial. Nada mais.
Façamos considerações sobre o “bicho humano” (o animal humano). Não importa de como se deu nossa criação, porque dada a nossa pequenez inteligível frente aos mistérios do Universo (talvez vários Versos e não único), não podemos perder essa certeza, de nossa dúvida, de nossas origens. O que sabemos é nossa condição de animal diferenciado e cognitivamente acima dos outros bichos.
E entrando assim na questão maior aqui proposta, nessa mini resenha. Vida Boa. Seria o que essa condição? A vida baseada nessas faculdades e atributos: a manifestação e exercício de nosso QI de animal racional, consciente e lucidez de nosso status no Planeta, inclusive de nossa finitude. Se dúvida temos de onde viemos, dúvidas não temos onde estamos. Para onde vamos, ficam muitas incertezas, existência pós ciclo biológico. O que sugere certo e confortável é vivermos uma vida a mais ética, a mais generosa, a mais civilizada, a mais amorosa, com boas energias; tanto no tratamento entre nós humanos, quanto com os bichos irracionais e com o meio ambiente e o Planeta Terra, nossa casa comum. Esta parece ser o modelo de uma vida boa.
Prestemos atenção ao que temos assistido nesses esquisitos e animalescos (que nos perdoem muitos animais, não todos) tempos. Existe um apelo desmedido, insano, incivilizado, dantesco aos prazeres de nossos órgãos sensoriais. A começar pela satisfação pura e desbragada dos órgãos digestivos. Para muitos rebanhos de gente a centralidade de suas vidas está nesses dois expedientes, o comer orgíaca e orgasticamente, e a satisfação sexual animalescamente. E vêm as razões. A satisfação pura e agressivamente, intensamente e repetidamente dos órgãos sensoriais digestivos se dá sem esforço cognitivo e racional maior. Tudo pronto, só mastigar, gostar e engolir.
Tipo acreditar em mentiras, invectivas, em fake News. Não exige tanta abstração, reflexão cognitiva e mental. O negócio é meu prazer, a minha satisfação gustativa e sexual. Para que mais! ´”É careta ficar se valendo do racional lógico e abstrato, meu negócio é aproveitar a vida”. Arre! Cruz credo! Existe, nestes sombrios tempos digitais, um apelo desmedido a que a pessoa busque de forma insana e rivalizada toda forma de prazer digestivo, com libações alcoólicas e sexuais. Há gentes que vão na esparrela do marketing, ingênuos, incautos. Imagine-se aquele pão de queijo injetado de doce de leite, é de dar água na boca. Busque na internet, existe! Aquele sorvete, aquela pizza, aquela carne assada, vaca, galetos, mandiocas, massas, doces, cervejas, cocas!