Postagens

Mostrando postagens de julho, 2025

TIPOS HUMANOS

  No livro As Leis Fundamentais da Estupidez Humana, o Historiador econômico, semiólogo e cientista italiano Carlo Cipolla (1922-2000) faz uma classificação das pessoas em 4 tipos: 1-Os inteligentes; 2-Os ingênuos; 3-Os bandidos; 4- Os estúpidos. E quais as características desses tipos ou subtipos humanos. Ei-los:

NO RESTAURANTE POPULAR

  Leitores e leitoras de minhas crônicas. Eu chamo a atenção de vocês para certos tipos humanos que vivem e prosperam naquela leseira, naquela malemolência. E nada fazem, nada produzem. E trazem por cultura familiar e desejo uma propensão e tendência: como são dados, aficionados pelos prazeres digestórios com bons pratos, boas carnes, bona-chiras e patuscadas gastronômicas. Sabem tudo de comida, onde comem até empanturrar. Com um detalho: a preferência ou em companhia com alguém que pague a conta. Fato inconteste. Não que aqui pelas plagas nordestinas, há esses tipos. Pouco importa a Capital, ou interior. São os tipos portadores da chamada malandragem especial. São grandes apreciadores, exímios gourmets. Agora pegar no guatambu, roçar algum lote baldio. Ou mesmo fazer como um bom amanuense, bom emprego. Saia justa, nem pensar. Fadiga!

ÉTICA SOCIOFAMILIAR

Estamos vivendo tempos meio tenebrosos, tempos quando as relações humanas, mais especificamente, a chamada Educação Ética Familiar e Geral, anda muito banalizada ou mesmo inexistente. Essa tendência e comportamento, se vê presente massivamente nas gerações mais novas, ou a geração pós Internet e Mídias Digitais. Essa ética familiar e social decorre também de outros fatores como o progresso tecnológico, a consolidação do Instituo dos Direitos Humanos e outros fenômenos culturais evolutivos da Sociedade.     Lembremos, até como homenagem, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrada pela ONU em 1948. Documento este que foi promulgado em defesa das garantias e dignidade da pessoa humana, ali 3 anos após o fim da II guerra mundial.