Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2026

Pantagruel e gargântua

Exato esse significado e sensação, do quanto as pessoas, dada sua formação familiar, se tornam centradas nos sentidos os mais primevos de subsistência. Basta ver as comunicações, os posts de um Instagram. Logo tem-se o perfil biopsicossocial do indivíduo:

SÓ FESTAS

  AS ORGIAS DE NATAL DE CADA PESSO A   O dia 25 de dezembro, natal, por convenção e tradição é o aniversário de Jesus Cristo. Dizem os estudiosos que essa data mudou 7 vezes. Um número cabalístico .   Mas, o que importa é o simbolismo da data. Aliás, dada a mania de grandeza de muitos ditadores e imperadores do mundo romano nosso calendário foi mudado várias vezes. Foi o caso dos meses de julho e agosto que foram introduzidos no calendário atual; adivinhem em nome de quais mandatários romanos? Parabéns a quem lembrou de Júlio César e de Otávio Augusto(imperadores romanos). Mas, são detalhes que merecem uma outra crônica.

FILHA SER MÃE CUSPIDA E ESCARRADA

Na verdade, a corruptela do original é:   aquele filho é um pai cuspido e escarrado. Então vale também para a filha. Nos efeitos de ser a mãe cuspida e escarrada. E para relembrar. Na origem o ditado é: aquele filho que saiu ao pai esculpido e encarnado. Para alguns filólogos, esculpido em Carrara (cidade da Itália, de onde se extrai o nobre mármore). O que importa é a metáfora do grande significado da educação e formação integral da pessoa humana, tendo a família, o pai e mãe como protagonistas nessa construção do filho e da filha. Vem deste princípio o axioma, filho se cria com instrução, ética e educação, já cachorro se cria com ração.