segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Reumanização...

A URGENTE  REUMANIZAÇÃO DA PESSOA HUMANA
João Joaquim  
Com as escusas daqueles que pensam ao contrário. Mas, esta é uma de minhas prerrogativas na presente época, dizer o que penso para que outros de igual forma passam pensar o que eu digo. Existe uma urgente necessidade de reumanização das pessoas. Algum parlamentar ou governante do executivo poderia ter tal “insight” e fazer uma proposta de emenda constitucional (PEC) com a seguinte dicção- A reumanização da pessoa humana.
O que se tem de feito e de fato e de concreto é que estamos passando por tempos, por acontecimentos e cultura muito estranhos. Tempos e condutas de muita insensatez e disseminada mediocridade. Nada tem escapado a esses imperativos, a esses costumes medíocres  e modas vulgares  em vigor.
Não soa exagerado afirmar que o ser humano tem perdido a sua humanidade. Aquele conjunto de atributos, qualificativos, virtudes e racionalidade inerentes e pertencentes unicamente ao gênero humano. Muitos são os setores e ramos de atividade nos quais o homem pode ou deveria mostrar a que veio. E assim tem sido justamente em muitos de tais e quais segmentos que vemos as manifestações de imbecilidade e de idiotização das pessoas. Como modelo consideremos a gastronomia; a cultura e entretenimento; os meios de transporte; a política  e administração pública entre tantos ramos de atividade.
No tocante à gastronomia, qual é a sua relevância na saúde e na  vida humana? Seria empreender os conhecimentos e técnicas alusivas ao que de bom e saudável existe nos alimentos. Mas, não é o que se presencia no preparo das refeições como de resto em todos os acepipes e produtos comestíveis. Numa consideração rasa e direta, fica a sensação de que a arte e a ciência no preparo dos alimentos se tornaram uma armadilha e engodo para adoecer o indivíduo. Assim podemos afirmar que soa descabido ter a um só tempo um nutriente que nutre, que dá prazer, mas também se torna a gênese de muitas doenças incapacitantes e letais. São os casos dos excessos de gorduras saturadas de carbono cujas consequências são a aterosclerose, as placas de colesterol no interior das artérias, os acidentes vasculares cerebrais ou infartos com sequelas e mortes em profusão ocorrentes em todo o planeta.
Nesses esquisitos tempos digitais as pessoas chegaram a tal  grau de imbecilidade de depositar e investir no hábito de comer em toda  intensidade de prazer e felicidade. Nesse expediente e atitude não bastam só nutrir e suprir a fome. Há que se refestelar e esborniar à mesa. Uma manifestação típica das neuroses e obsessões pela prazer da comida se dá na seguinte invenção: criaram a tal cirurgia da obesidade, ou técnica bariátrica. Tem esta a seguinte finalidade: primeiro na vida,  coma tudo e o quanto puder, do bom, apetitoso e melhor. Deixe instalar a obesidade como sobrepeso ou mórbida. Ao final, quando não mais conseguir engordar opte pela bariátrica. Para tanto necessário se faz passar por uma reeducação alimentar. Do contrário ganhará todos os quilos perdidos. Talvez até mais do que antes e então resta se refestelar de comida e mais comida, e morrerá pelas consequências de tanta gordura acumulada por dentro e fora das artérias. Quer esquisitice maior do que essa?
E na cultura e entretenimento? Música entende-se  como poesia e melodia. O que se vê nos diversos estilos musicais são obscenidades, baixaria, e até apologia a crimes e ao consumo de drogas. No mais é barulheira a perder de vista e de ouvidos.
A invenção do automóvel como meio de alta eficiência para o transporte de bens materiais e de pessoas. Tudo bem pensado  por Henri Ford e outros inventores. As velocidades das máquinas foram aumentando. A imprudência e insensatez na mesma proporção. De tal sorte que os carros hoje, em se tratando de Brasil, se tornaram uma das armas mais mortíferas e letais. Os números de mortos e mutilados se equiparam ao de guerra. As estatísticas se equiparam às do conflito na Síria, cerca de 60.000 mortos/ano. O que é pior, o sujei mata um, dois ou três e saindo livre, leve e de carro para carro. É um nonsense completo das leis.
Na política e na arte de governar, considerando o Brasil, atingimos os paroxismos do absurdo de termos vários governantes corruptos, delatados e denunciados por diversos crimes. Eles compõem uma camarilha, uma choldra ou quadrilha do mal. E o que é pior e melancólico, muitos continuam no comando da nação. Enfim, se Deus não ajudar  de novo nossa brasilidade, estamos prestes e iminentes ao naufrágio no pior mar de lamas de nossa história. Por isso se reitera  torna-se urgente a reumanização da pessoa humana.   Outubro /2017

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...