Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2025

Benquisto e Malquisto

Certa feita trocando ideia com um parente e amigo de longos anos aqui do Piauí, esse afetuoso primo me confidenciou que queria minha opinião sobre uma questão de relação parental. O ponto nevrítico era que uma família, de vários membros, em cuja casa volta e meia fazia uma visita, em função dos mais idosos. A casa se compunha de alguns religionários com quem esse primo não tinha muita afeição e achegamento. E disse-me do que o deixava vexado e intrigado. É que houve um desses parentais que relatou para esse gentil e generoso visitante, que este não era muito bem-quisto naquela casa.

o cuidado do coração e o cuidado da coerção

  Falemos aqui neste sucinto texto sobre a educação de filhos e filhas na questão do cuidado. Essa educação do cuidado dispensado ao parente carente deve abranger o cuidado do próprio filho (a) e sobre a generosidade ou voluntarismo (filantropia) com pessoas idosas e frágeis da família, ou na condição de institucionalizado/acamado permanente, incapaz de se locomover, enfim, com invalidez irreversível: sequelas de toda ordem, AVC, fraturas de membros inferiores, demências!

INDEX DE CIVILIDADE

  Existem vários indicadores de civilidade, de qualificação ética e moral pessoal. Em se tratando sem rodeios ou circunlóquios das características de cada um.   Não importa quem seja essa figura humana. Se é gente comum e raladora na provisão até da própria sobrevivência e autonomia; e até considerando aquelas pessoas com elevado status social e/ou funcional; seja na vida pública ou privada. Gente que banca a própria sobrevivência e contribui no orçamento, cuidados e proteção de outras pessoas de seu entorno familiar, ou seja, gente normal, que nasce, existe e busca alguma essência!  

DOS CASCÕES E SUJISMUNDOS

  Em verdade existem vários indicadores e atributos de civilidade e disciplina das pessoas. Civilidade aqui é um termo genérico abrangente de muitos outros itens e predicados da pessoa. Um desses é a capacidade e polidez nas relações sociais as mais variadas. A começar no microcosmo familiar.

SINDROME DO COITADISMO

Existe a chamada síndrome do coitadismo. É fato e não fake news. A estudada síndrome do coitadismo, também dita síndrome de menos-valia é muito estudada pela Psicologia Social e Familiar, na questão do padrão educacional de filhos e filhas. Na vida adulta como a menos-valia ou síndrome do coitadismo vai se manifestar? Déficit de atenção e memória; Falta de motivação ou energia;Perda do prazer ou interesse nas atividades; Alterações do sono, apetite e humor. Vai-se criando para a pessoa alvo esse perfil, esse estigma.

FILHOS (as) Eternos Dependentes

  Aqui pelas bandas do Nordeste, mas também em outras regiões desse imenso Brasil, há o estilo de educação de filhos, dito feminilização do menino, que depois se torna o adulto afeminado. E já de imediato, faz-se um aparte explicitante, nada a ver com a homoafetividade. Em que pese, o estilo de criação e formação do menino ou menina, contribuir para sua preferência sexual futura. Se tornar homossexual, homoafetivo (a).

Reconfiguração pos-mortem

  João Dhoria Vijle - Crítico Social e Escritor    Uma questão não menos mística que moral trago aqui aos meus leitores e leitoras. É um tema que já foi objeto de análise de doutrinas, filosofias, sociologia e religiões. O mote ou glosa é este: a transformação ética e moral de um indivíduo no post-mortem imediato e via mediatos. Em outros termos: temos aí nos variados meios sociais, na família, nas corporações, no nosso entorno profissional e laboral aquela pessoa de vida torta, vícios, vida desregrada e doidivanas. Entretanto, toda a arraia-miúda desse conviva, sabe de seus zeros profícuos atributos éticos e civilizatórios. Por vezes um sujeito patusco e aficionado às esbornias e tabernas etílicas da vida, às orgias de todo gênero, ao centro gravitacional em comer de forma panturrilha e repimpada.

ACESSOU - fica registrado

  SANTAS TECNOLOGIAS nos oferecem OS RECURSOS do Google e Google MAPS Temos que nos encantar mesmo com tais recursos Quem um dia imaginou. Acessou, leu, copiou Registrado ficou  Santas TIs da infrmação JOÃO jOAQUIM