terça-feira, 28 de abril de 2020

Nossa força matriz

O QUE NOS MOVE NO MUNDO
Joao Joaquim
Uns dos grandes condutores de nossas ações nesse mundo se chama interesse. Há teses de que até nas ações filantrópicas e na generosidade existe camuflada uma dose de interesse. Temos um  ditado popular de que ninguém dá almoço de forma grátis. Segundo essa tese, no gesto de filantropia vem embutido o interesse de realçar a imagem, a autoestima de quem a pratica, algo parecido com o valor da visibilidade. Vemos muito esse princípio quando se faz algo e na cena se vê os holofotes da TV. Até porque a maioria que pratica solidariedade e caridade gosta de anunciá-la. Generosidade ou  graça,  explicada pela teologia, encerra-se em mercê concedida por Deus a uma pessoa;  para que anunciá-la ?
Aristóteles,foi um grande filósofo que descreveu sobre o que nos move no mundo - Primeiro motor, segundo motor, são ideias magistrais desse gênio da Filosofia Grega.
Voltando aqui para o reino dos homens, o interesse é a mola propulsora para tudo na vida. Vai das coisas mais simples às mais complexas. Tomemos o gesto comezinho comum a todos os humanos de se vestir. Por que fulano veste assim ou assado? Primeiro, tem a questão do pudor porque muitos não querem e se vexam de mostrar as partes pudicas e pudendas. Então a 1ª  razão para muitos é esse interesse moral e social. Um indício robusto desta tese é que cada vez mais tem por aí uma galera que anda vestindo de menos.
Algumas pessoas, se permitido fosse andavam nuas. A lei que o proíbe se chama lei contra o atentado ao pudor. Por isso,  criaram as praias de nudismo, onde essa lei, se relaxa. Outro interesse no se vestir e se vestir bem é o incremento da autoestima. Um tipo de realce de imagem. Tal expediente é muito empregado por aquelas pessoas que mostram não o que são , mas o que elas parecem ser.
E recursos não faltam para tal. Exemplos: sa cirurgias plásticas. É a prática e estética de tira e põe. Extirpa-se um excesso ou peça “disfuncional” aqui, faz outra prótese ali, estica uma pele aqui retifica uma ruga ali com botox, e assim muitas terapias de estética e cosmética. Muitas até com implicação ética para os profissionais da saúde. Hoje em dia se faz  muita estética sem ética, basta pagar; questão de relação fornecedor/consumidor, pagando , vale tudo.
No campo dos negócios em geral, veio-me à lembrança o interesse das grandes empresas e corporações em seus negócios. Eu poderia tomar as mais diversas e seus interesses nos respectivos negócios;  Microsoft, Google ,Gol, Toyota, Fiat, etc.
Todavia, vou usar o exemplo de uma  bem popular aqui no Brasil, a TV Globo. Poderia também pegar a  Record, Band. Mas, a Globo pela popularidade. Muitas, todas, melhor dizendo, têm um interesse comercial em tudo que fazem. Dois como exemplos da Rede Globo, o projeto criança esperança é enormemente veiculado e propagado como filantrópico. De fato tem mesmo essa função. Entretanto qual o interesse da emissora por trás dessa generosidade? Isenção fiscal. Bom não é! E mais, quem doa não tem direito a dedução fiscal. Outro programa; cuidado se você o vê! O BBB. Grande audiência, altamente lucrativo e um preminho para o finalista. Os milhões arrecadados dos patrocinadores, ficam para A TV Globo. Existe gosto para tudo, não é ?  No Brasil e no Mundo, para ser justo, há os que gostam tanto dessa categoria de diversão , que são expetadores e patrocinadores.  Gosto não se discute, tal como religião e futebol .
Características dos participantes BBB : todos jovens, mulheres bonitas, sensuais, seios, barrigas e coxas bem turbinadas, muita sensualidade, erotismo, cenas de insinuação sexual, muitas namoradeiras, pessoas despojadas e desinibidas. E cenas de fato de sexo, inadmissíveis em outros cenários de entretenimento.
Uma das justificativas da TV Globo é mostrar a vida como ela é “ (Nelson Gonçalves). Ou seja, nada fora da realidade social. Em função dessas razões do programa( relato da  Direção da TV Globo) eu venho de propor à direção da emissora um BBB da terceira idade. Justamente com esses fundamentos: mostrar a vida como de fato ela é , mas em todas as faixas etárias; homens e mulheres acima dos 60 anos de idade. Indiscriminadamente, isento de critério de etnia, de cor, de sexo, de opção sexual, de silhueta corporal, de timidez ou desinibição. Aqui , sim, a emissora está mostrando o seu papel social, na sua grade de programação. Seria um serviço de utilidade pudica(de pudor). Direito de todos mostrar o que são e o que os outros , jovens e idosos têm. Abril/2019.

Nenhum comentário:

Assassínios de Reputações

Quando se fala em assassinato, tem-se logo o conceito desse delituoso feito. Ato de matar, de eliminar o outro, também chamado de crime cont...