segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Imaginem essa hein. D+

Conta-se aqui no nordeste, Piauí, para ser preciso. E nem preciso dizer que quem por aqui nasce, está destinado, predestinado aos labores e aos dissabores, se quiser experimentar os sabores e saberes da Região. O cabra chega em alguma estalagem e logo vem o garçom. Experimente! Este prato sabe (de sabor e saber mesmo) ao pato tucupi. Mas, não é tucupi, nem tacacá. Além de mandioca, falo de gente. Porque ao se palestrar sobre gente, pode-se falar dos instintos humanos. Seus intentos e desejos, cobiça.

 Apesar de feito de Mandioca.  Este tubérculo, a mandioca brava, no caso, tem princípios ativos que geram ácido cianídrico, que gera cianeto, que se ingerido, mata, venenoso. Ou seja, bom para oferecer aos inimigos figadais e biliosos. Mas, nunca aja dessa maneira , dessa reendireita, porque norma de talião é coisa ou legislatura do passado.

Entretanto, há boas notícias, Porque na cocção, eliminam-se esses elementos e ficam apenas os nutracêuticos, isto é : os componentes com propriedades nutritivas e reparadores celulares. Acreditem! O leitor ou leitora que aqui se deteve, logo deve estar de permeio a pensar. Mas, o que tem a ver a mandioca brava, a cocção, os componentes ativos desse tubérculo? Se aqui nesse texto quer se falar da constituição da personalidade do sujeito. Não o subjugado ou o tirano; não importa se mulher ou homem. Imagine aquele sujeito que para nao ser enganado, avistando uma cavalgadura, se preveniu perquirindo, interrogando: "Sr homem ou mulher, montado neste cavalo ou égua, o sr rei mandou perguntar se este boi ou vaca pega".

Na História do Direito e da Psicologia, temos o predomínio do Positivismo, que ganhou salutar significado com Auguste Comte e outros de seu tempo. Entretanto, vejamos por exemplo dois baluartes no que concernem ao Estudo da constituição moral, ética, social e laboral da pessoa humana. Dois são os Cesares que atuaram nessa área especifica. Cesare Beccaria e Cesare Lombroso. Queiram lê-los e dizem-me do que acharam! Magnificentes. Não foram fracos nessa matéria de humanidades!

Fazendo e promovendo um entrecruzamento de Beccaria, porque viveu em um tempo e Lombroso em outro. Mas, vertem razões os dois cientistas da constituição do indivíduo. Sabido é que as fofocas, os mexericos sempre existiram no mundo e no Planeta Terra. O jeito, as vias, os praticantes, os objetivos desses ataques nunca perderam a substância. Eles eviternamente tiveram como focos pessoas da desafeição de quem os pratica. ou seja, o fofoqueira, a fofoqueira, os difamadores de todos os gêneros!

E aqui, .... Já pulando prolixas considerações, pertinentes sobre as teses e ensaios desses dois luminares, Beccaria de Direito; Lombroso da Psiquiatria. Um idéia central de suas teses: o fofoqueiro (a), no íntimo e no subconsciente, ao difamar, caluniar, fofocar, mentir sobre o outro, o desafeto, quer na verdade se afirmar e se firmar ante alguma outra pessoa, se fazer passar como autor ou ator de alguma façanha que o torne de mérito, de admiração, de crédito para alguém, até mesmo ante um grupo de gente, de pessoas,  nos beneméritos dessas mentiras e inventivas. Interessante, como é atual essa tese. Falar nisso leitor e leitora, você já foi flechado (a) por alguma injusta e descabida fofoca? 

João Dhoria Vijle

Nenhum comentário:

Assassínios de Reputações

Quando se fala em assassinato, tem-se logo o conceito desse delituoso feito. Ato de matar, de eliminar o outro, também chamado de crime cont...