Via dos dutos e via lateral do Viaduto - palavras -

 E assim foram as aulas daquele dia, um 10 de agosto, O ano fica em aberto. Eram atividades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Empatia e Cooperação e Responsabilidade e Cidadania. Empreitada do Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica de Universidade Pública; ensinos dirigidos aos alunos do 9º ano - Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade (Nupec). Definição, viários, aviários, via do duto, viaduto- via-du-to.

Era o estudo de termos, palavras, verbetes, conceitos simples a esses pequenos educandos. Todos muito curiosos de entender os termos. A escola frequentada fica bem próxima a pontes, passarelas, túneis, alças viárias e viadutos. Monitores e professoras apostos (homens e mulheres), em igual número; eram quem ministravam esses conceitos. Os pequenos e curiosos, cientistas infantes, ávidos por ver na prática o que tinham estudado, como deveres de casa.

-Vocês estão vendo, essa passagem do lado daquela elevação. Chama-se via do corredor urbano lateral. Depois temos o viaduto. Entre esta via do lado e o viaduto, temos um túnel, que recebe o nome de duto vicinal. Vicinal de vizinho. – Então, vicinal vem de vacinal? – Não, Pedro, vicinal de vizinho, adjetivo de vizinho. Entendeu? Não pode misturar os conceitos. Há via do duto, e há via do urbano.

_Quando se tem via do duto pequeno, ela serve para a passagem de animais pequenos, cachorros, gatos, até ratos – Hum, entendi.. acho que entendi.

Então, tem-se o viaduto grande, para receber grandes veículos, e via do lado, para passagem de pedestres, bikes, gente a pé. Entendeu?

Agora, vamos diferenciar, viário de aviário. O que vem a ser um nome e outro nome. Aviário, vem de ave. –Ah, sei, respondeu o Lucas, galinha é uma ave! –Exatamente isto, Lucas, galinha é uma ave, daí o adjetivo aviário.

Mas, viaduto, só passa gente? Perguntou o pequeno Mário. – Mário, depende da preferência. A preferência é de leito, de aceitação dos direitos de gente. Não se pode passar gente no viaduto. Foi feito para carros. Para isso, foi feito via do lado do viaduto. – Vamos andando, Mário..... E Mário não entendeu bulhufas...

 

João Dhoria Vijle - Crítico Social e Escritor  

Postagens mais visitadas deste blog

Veteranos Doentes Digitais

Vício e possessão narcoólica >

SER OU ESTAR CARA-DE-PAU