Postagens

Mostrando postagens de abril, 2025

MARGARÍSSIMA DERRETIDA

CRIAR FILHOS E CACHORROS

  Existem certos entendimentos e funções que nem precisariam ensaios e trabalhos científicos. Dadas as evidências e observações empíricas de sua existência e natureza. Todavia, as Ciências e seus operadores, os cientistas de cada área e especialidade estão por aí em seus laboratórios, suas oficinas de pesquisas e experimentos para que tudo fique bem documentado e bem demonstrado. Em Ciências, há de ser sempre como o foi São Tomé: Ver para crer. Então vamos a esse fato aqui proposto, provado pelas Ciências.

OS BROTHERS TIPO FAUCE E HIANTE

“Esse Custódio nascera com a vocação da riqueza, sem a vocação do trabalho. Tinha o instinto das elegâncias, o amor do supérfluo, da boa xira.. dos tapetes finos, dos móveis raros, um voluptuoso, e, até certo ponto, um artista” – Continuemos nessa digressão. Porque igual ao Custódio, e com certas preferências existem muitos outros em seus hábitos gastronômicos e bons gourmets. Imagine aquele Custódio que nasceu com a vocação a zangão da praça e plantões de pantanas.

Feições e caráter cara-de-pau

NO estudo de Deontologia e do direito consuetudinário, há certos tipos estudados de pessoas que no popular vamos nominá-los de cara-de-pau (um tipo) e o chamado caradura (outro tipo social). São termos muito empregados pela plebe, pelo vulgo e povileu, e destes nos valeremos para esta digressão e entendimento. Porque são vocábulos com um forte tom na interpretação a agudeza cognitiva desses caracteres. Por que cara-de-pau, porque o sujeito assim tipificado é imutável, na exploração de outros. Nos contatos humanos e nos estudos de Sociologia dos Costumes, para melhor compreensão do modus vivendi desses e outros tipos sociais e caracteres, uma fonte de compreensão são as pessoas comuns. Grande maioria delas não tem um conceito erudito desse e outro caráter. No entanto, as nominações a esses tipos, no coloquial, nos dão a exata dimensão de cada um, sua variabilidade e nuances de comportamento. Vamos relembrar um grande pensador do Cristianismo que se notabilizou não só em Filosofia Cris...

Utilidade póstuma

“A vida é muito curta para ser pequena” (Benjamin Disraeli 1804-1881). Já basta que ela curta seja, para que consiga apequená-la de algum modo, e quando é que eu e você apequenamos a vida? Responso (ore comigo): quando temos uma vida pequena, banal, fútil, inútil, superficial”. Pergunta: Se você não existisse, que falta faria? Esse é o título do Livro do Professor e filósofo Mário Sérgio Cortella. Há certos humanos que se vão e nenhuma falta faz!

GENTE AZARENTA CAIPORA

  Tanto os sentimentos positivos como os negativos são contagiosos. Do lado positivo e construtivo podemos citar o amor, a simpatia, a empatia, o otimismo e a gentileza. São sentimentos que contaminam as pessoas. De tal intensidade que até os mal-educados, os negativistas e não civilizados se veem impelidos a praticar esses sentimentos na frente de quem os praticam, espontaneamente. Do outro lado temos de igual efeito os sentimentos negativos. Assim podemos citar o desespero, a impaciência, a intolerância, a tormenta. Existem pessoas que vivem em um perene estado de atormentação. São pessoas nevrálgicas, atormentadas, ansiosas, negativistas. Gente que vê a vida como um perene negativismo em tudo. Essas pessoas, sejam por uma constituição que as torna atormentadas, seja por fatores mesológicos, familiares, ambientais de trabalho, corporativos, seja porque elas também são atormentadas por gentes que se tornam dela conmensais, parasitas sociais, emocionais (dependência emocional)....