Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2024

Vício e possessão narcoólica >

Quem nunca leu deveria ler um pouco da obra Bhagavad Gita (cultura hinduísta). Trata-se de obra seminal e magistral sobre a alma humana, sobre a conduta e expedientes humanos, suas inclinações e resultados do estilo espiritual de vida da pessoa. Independentemente de religião ou crença, existem em cada doutrina ou seita, mentes e intelectos brilhantes que valem o esforço da leitura ou audiência de exposição. Seja presencial, ou via mídias digitais, em tempos de Internet. “Só não comete erros quem nunca age. Mas também não vive nem aprende. A perfeição vem da prática perseverante e é uma soma de erros e acertos” (Bhagavad Gita).

Insanos os humanos que escravisam pets

  Acácio Botelho, renomado conferencista sobre utilitários humanos. Discorria sobre o conceito de futistrupicidade. Dentre os trambolhos ou estorvos mais comezinhos agregados pelos humanos temos os chamados pets. Os animais pelos tutores nomeados bichos de estimação. Qual venha ser a utilidade de um cão, por exemplo, para certas pessoas? Faz sentido esta reflexão, porque esse decisum contempla aspectos neurocientíficos; os mecanismos psicanalíticos, psíquicos e afetivos. Entretanto busquemos, nos informes do Neurolinquista Botelho, renomado especialista em Nietzsche e Kierkegaard, sobre uma subdivisão da Filosofia; do Finalismo das coisas e seres.

SÍNDROME do bonzinho (a)

Existe no ramo da Sociologia Familiar, uma questão chamada captura da generosidade parental. Alguns especialistas chamam-na também de síndrome da bondade (ou síndrome do bonzinho ou da boazinha). O verbete por si mesmo é autoexplicativo. Nada além de aquela pessoa no convívio familiar, ou mesmo outra forma grupal que se mostra sempre cordata, receptiva, laboriosa, em tudo fazer para o outro, ou ceder-lhe bens, objetos, até valores monetários, sem opor condições ou negativas, se o promissor não honra sua palavra.

GENTE tóxica na Constelação Familiar

  Existe a chamada Terapia alternativa intitulada Constelação Familiar. Não importa a corrente dos cientistas e profissionais com rigor aos métodos científicos, os que dissentem dessa modalidade terapêutica. Mas, nessa questão, por vezes se discute, e com toda similitude de verdade real e factual, sobre a capacidade ou efeito do chamado aliciamento ideológico ou psicológico, denominado por alguns consteladores de danos psicopatológicos do envenenamento psíquico. Este fenômeno se estabelece pelos contatos continuados com as chamadas pessoas tóxicas, relacionamento tóxico. Pode ser pessoas classificadas como “amigas”, conjugais, parentais.

O Trapaceiro

  Quando se estuda e escreve sobre as relações humanas, suas faces e características, fazem muito bem feito os que buscam o amparo dos estudiosos dessa questão. Quantos não foram e são as grandes mentes, os luminares de seus campos de estudo que discorreram com clareza e robustez sobre os recônditos, os recantos íntimos dos humanos quando eles se valem de todos os diferentes estratagemas, recursos e mecanismos psíquicos e sociais na assunção de seus internalizados anseios e propósitos? Nesta sinóptica digressão, o foco é o tema da trapaça e do trapaceiro, abarcando desde os detentores de magnas funções públicos, aos cidadãos comuns, os círculos domésticos, parentais ou não.

Os vanilóquios do Instagram, Jesus!

  Aos estudiosos, ╬ ╬    Atenção, continuem apreciando;  Amigos e amigas, colegas de Letras e boas referências em cultura,  Atenção, para os tops divulgados, os tops culturais, foi desta semana, a agência britânica, que estuda as futilidades de muitas gentes dedicadas ao Instagram, soltou mais um rol das preferências e linguagem dessa classe de pessoas.