Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2024

SER OU ESTAR CARA-DE-PAU

  Existe uma diferença descomunal entre as condições de ser e de estar. Tanto um verbo como o outro pode ser empregado no sentido de camuflar um atributo, uma condição social, física, mental, moral ou promissória. Melhor do que definir vêm os exemplos encontradiços. Vale o registro desse recurso psíquico, social, relacional, do eufemismo ou minimalista entre as pessoas. Os próprios órgãos oficiais, as políticas de cidadania nos regimes democráticos e socialistas empregam esses qualificativos.   Aos exemplos para melhor entendimento.

Neurastenia Laboral e Intencional

  Pesquisadores australianos vêm de estudar a disposição de certos grupos de pessoas para o trabalho, para qualquer atividade laborativa, os labores diversificados que tragam produção material, renda pessoal e familiar. O interessante dessa pesquisa são as qualificadoras das ocupações das pessoas. Porque há de fazer esse discrimine, essa distinção e adjetivação. Existem pessoas cujas ocupações de tempo e mental não trazem nenhum acréscimo cultural, pessoal e laboratiavo. Primeiramente, para si próprias, seu provimento e autonomia material e existencial; secundariamente, para pessoas parentais, cônjuges, dependentes social e materialmente. Ocupações neutras ou negativas: redes sociais, internet, futilidades, infantilismo. Nanismo, niilismo.

Cultura de Instagram

  Como se procedem os órgãos públicos ou corporativos privados para admitir os seus servidores, colaboradores, funcionários de todos os cargos? No serviço público, salvo por indicação de confiança, um cargo de ministro, secretário, ou chefe e presidentes de agências reguladoras; a maioria das outras funções se fazem com exame pré admissional. Como exemplos, funcionários de Banco Estatal, um tribunal de justiça, um cargo de fiscal na Receita Federal, etc. Faz-se o concurso, com edital, publicidade e inscrevem os que detém formação e aptidão e competência. Normal, democrático, isonomia, isenção no certame, e classificam os concorrentes. São 10 vagas para aquela função, os 10 primeiros serão os chamados. Assim, se faz em todas as democracias, e até nas ditaduras.

Nicolau –Custódio-Irmã-Cunhado

E o Nicolau hein! Um dia, estando ele em casa da irmã , perguntou-lhe esta por que motivo não adotava uma carreira qualquer, alguma cousa em que se ocupasse, e... - Tens razão, vou ver - disse ele. Interveio o cunhado e opinou por um emprego na diplomacia. O cunhado principiava a desconfiar de alguma doença e supunha que a mudança de clima bastava a restabelecê-lo. Nicolau arranjou uma carta de apresentação, e foi ter com o ministro de Estrangeiros. Achou-o rodeado de alguns oficiais da secretaria, prestes a ir ao paço, levar a notícia da segunda queda de Napoleão, notícia que chegara alguns minutos antes. A figura do ministro, as circunstâncias do momento, as reverências dos oficiais, tudo isso deu um tal rebate ao coração de Nicolau, que ele não pôde encarar o ministro. Teimou, seis ou oito vezes, em levantar os olhos, e da única em que o conseguiu, fizeram-se lhe tão vesgos, que não via ninguém, ou só uma sombra, um vulto, que lhe doía nas pupilas, ao mesmo tempo que a face i

Os trigues Troques do Tik Tok

Leiam os parágrafos a seguir: “A qualidade dos conteúdos nas Redes Sociais está caindo, e algumas plataformas contribuíram para isso, tais como TikTok,   Kwai e o próprio Instagram, que acabou se adequando para não perder usuários para outras plataformas. Isso também abre oportunidade para novas profissões como as de  Fofocalizador  ou  Cuidador da Vida Alheia , afinal existem postagens através do Reels, Status ou Stories,   e das próprias postagens, sabemos exatamente o que a pessoa está sentindo naquele determinado momento: fragilidade, estresse, raiva, indignação, felicidade, alegria, revolta, briga com namorado ou namorada, fé, inveja, racismo, intolerância, entre outros. As pessoas estão implorando por atenção e querem ser notadas a qualquer custo! As pessoas que vivem só de fofoca seguindo perfis de gente famosa.

Tortos e Mentecaptos

Dias desses, mês de setembro de 2024, ouvia-se uma entrevista do Historiador Marco Antônio Villa- SP Capital. Ele se referia a certo candidato à prefeitura de SP Capital, e comentava sobre o perfil ou folha-corrida criminal desse concorrente ao palácio municipal da Terra da Garoa. Penso que se qualquer leitor buscar na internet e redes sociais, não será difícil identifica-lo pelos qualificativos antissociais e incivilizados. Ao que parece é de provocar inveja em qualquer malandro, folgado e desqualificado das hordas criminais do baixo clero, como se refere o próprio historiador. Porque o historiador Villa entende de histórias pessoais de figuras públicas, de Brasil e biografias em geral.

Número da Carapuça

  Aprecio muito os pareceres e pesquisas do ilustre psiquiatra Paulista, professor Phd   Guido Palomba, expert e veterano em psiquiatria forense, e que versa com muita eficiência e proficiência em áreas de Filosofia, Humanidades, Sociologia e Criminologia . De igual forma e proveito o psicólogo forense Manuel de Ávila Cerqueira; este, dedicado à avalição de personalidades e perfil social e relacional de pessoas que buscadas pela Justiça de São Paulo, interior e Capital, são a pedido judicial, avaliadas por esses profissionais, com os chamados teste de personalidade e criminológico. Ou teste perso.

O Caso enganoso do sutiã, da noiva e casada

Em 2015, o Deputado Gilmar Fernandes Quintanilha (DEM-RJ) apresentou à comissão de constituição e justiça da câmara dos deputados, em Brasília, um projeto extremamente polêmico, e evidente reprovado. O projeto contra a comercialização e utilização do sutiã com bojo no Brasil.

Instagramáticas

  Um interessante estudo nos chega da Oslo University – Noruega. Ele se refere à conexão das chamadas redes sociais, nomeadamente o Instagram, com o grau de cultura de usuários de mídias digitais, dos dois gêneros, homens e mulheres. Este braço do estudo foi desenvolvido no Brasil, entre 2019-2024, período de 5 anos. Foram ouvidas 10 mil mulheres. Cada braço da pesquisa envolve sexos separados. São estatísticas, análise sociológica, psicológica, neurolinguística, grau de conhecimentos técnicos e culturais das pessoas, e o desenvolvimento social, ético e cultural das usuárias (braço estudo mulheres), ao longo do tempo, pessoas que detém pleno domínio no uso dos recursos de mídias e suas conexões com o mundo virtual. Em suma, uma vez adultas e formadas no grau de escolaridade e cultura escolhidos para suas vidas e o seu estar ou estadia no planeta, sociedade meio familiar e doméstico, o que essas pessoas usuárias massivas de redes sociais/Instagram, o que elas fazem como incremental e pr

Influencers

  Midiáticos e Monitorados   pela Justiça >  Com efeito e deixando seguidores e fãs contrafeitos e justiça e sociedade satisfeitas, vimos a concessão de liberdade relativa à bonitona e turbinada, à base de silicone e Botox, Sra. Deolane Bezerra. Observação importante: ela vai para casa com esta concessão, mas cumprindo cautelares e regras éticas, morais e legais, impostas pela Justiça de PE, onde se encontrava presa, no presídio “Bom Pastor”- Recife. PE. Pelos indicativos de Polícia Civil e Justiça de Recife, sra Deolane (ex participante de Reality Show), é acusada e indiciada/ fase ainda inquiritorial e oitivas, acusada de traficâncias envolvendo apostas online (Bets), lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ao que anunciado por autoridades e Justiça, trata-se de uma empresa familiar, todos são coparticipantes no esquema criminoso. Família unida como se vê!

VIDA BOA

Há pessoas e pessoas, gentes e gentes que apreciam a chamada vida boa! E quem não gosta de uma vida boa, uma vida regada a conforto, boas comidas, pouco ralação ou o mínimo esfalfar para o sustento diário em tudo? E vêm então algumas questões. A vida é boa e tanto melhor do que pensada quando ela é revestida de preceitos éticos, solidários, de compartilhamento de ônus e bônus. Aí sim, além de boa é ter uma vida honesta e justa.